Atenção para os sinais de câncer ocular

Por Liga FCC | 19 de maio de 2017

O retinoblastoma é o câncer ocular mais comum em crianças pequenas. Ele atinge a retina e, nas fotografias, costuma se destacar porque a criança apresenta um brilho branco em um dos olhos. Já entre os adultos, há dois tipos de câncer que merecem muita atenção: o melanoma e o linfoma.

Quando diagnosticado e tratado logo no início em crianças pequenas, o tumor ocular tem grandes chances de cura. Ao invés daquele reflexo vermelho provocado pelo flash da máquina fotográfica, quando se nota um reflexo branco nos olhos de um bebê é sinal de que algo está errado e de que é preciso levá-lo a um oftalmologista.

O retinoblastoma é causado pelo crescimento de um tumor na camada celular da retina. Hereditariedade é fator de risco que corresponde a apenas 10% dos casos. Os outros 90% ainda têm causas desconhecidas. Portanto, é importante prestar muita atenção aos olhos do bebê desde que nasce – conferindo sempre os reflexos nas fotos.

O melanoma ocular, ou câncer de pele, pode atingir tanto a parte interna do globo ocular (úvea), quanto a membrana que reveste e protege a córnea (conjuntiva). Queixas de alterações visuais constantes, moscas volantes, flashes luminosos, e até mesmo descolamento da retina geralmente surgem quando a doença se encontra num estágio com prognóstico pouco favorável. Normalmente, esse tipo de câncer ocular acomete pessoas entre 40 e 60 anos de idade, sendo necessário fazer um mapeamento da retina, bem como uma ultrassonografia, além dos exames oftalmológicos comuns.

Já os fatores de risco para o melanoma ocular incluem pessoas brancas, com olhos claros (verdes ou azuis), idade superior a 45 anos, doenças hereditárias, excesso de exposição ao sol e determinadas ocupações (pessoas que trabalham no campo, em alto-mar, ou nas praias). Recomenda-se sempre o uso dos óculos escuros e boné ou chapéu (mesmo nos dias nublados), além de consultar um oftalmologista a cada dois anos a partir dos 40 anos, ou sempre que sentir alterações na visão, incluindo reflexos fotográficos diferentes dos normais.

Be Sociable, Share!

Tags:, , ,
.

Link:

Veja Também


Fatal error: Call to undefined function get_related_posts_thumbnails() in /home/ligafcc/www/wp-content/themes/LIGADOCANCER/single.php on line 45