Deixar de fumar reduz riscos em qualquer idade

Por Liga FCC | 7 de dezembro de 2016

cigarrovale

Parar de fumar, independente da idade, pode trazer um enorme benefício para indivíduos com mais de 70 anos. É o que aponta a pesquisa publicada no periódico científico American Journal of Preventive Medicine, que analisou dados de cerca de 160 mil pessoas.

De acordo com os resultados, a chance de morte de um fumante de 70 anos ou mais é três vezes maior do que a de uma pessoa da mesma idade que nunca fumou, e também superior à probabilidade de um ex-fumante. Os cientistas analisaram a quantidade de cigarros consumidos por dia durante nove intervalos de idade diferentes.

A pesquisa também identificou a ocorrência de doenças como câncer de pulmão e outros tipos relacionados ao cigarro, doença cardíaca, respiratória, entre outras. Os resultados mostraram ainda que durante o período de 6,4 anos cerca de 33,1% dos que não pararam de fumar morreram. A porcentagem era bem menor nos que nunca fumaram, com 12,1% de participantes mortos. Nos ex-fumantes, a probabilidade de óbito variou de acordo com a idade em que largaram o vício.

No grupo dos que deixaram de fumar dos 30 aos 39 anos, a média de mortes foi de 16,2%. Entre os que pararam de consumir tabaco entre 40 e 49 anos, cerca de 19,7% morreram durante o período. A porcentagem foi de 23,9% e 27,9% entre os que pararam na faixa etária de 50 a 59 e 60 a 69, respectivamente.

A pesquisadora do Instituto Nacional do Câncer dos EUA e coordenadora do estudo, Sarah Nash, aformar que a idade com que as pessoas começam e param de fumar, ambos componentes chave da duração do tabagismo, são importantes preditores de mortalidade entre americanos com 70 anos ou mais.

Os pesquisadores chegaram à conclusão dos benefícios de parar de fumar, independente de quão tardio seja o ato, a partir da análise dos dados de questionários aplicados em 2004 e 2005 pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos. No documento, os participantes detalharam sua rotina, incluindo informações sobre o consumo de cigarros.

Posteriormente, os cientistas analisaram os dados entre 2014 e 2015 e relacionaram a idade da morte dos indivíduos com a idade em que começaram e pararam de fumar, também averiguaram o quanto essas pessoas fumaram após os 70 anos.

Be Sociable, Share!

Tags:,
.

Link:

Veja Também


Fatal error: Call to undefined function get_related_posts_thumbnails() in /home/ligafcc/www/wp-content/themes/LIGADOCANCER/single.php on line 45