#NovembroAzul: Conheça mitos e verdades sobre o câncer de próstata

Por Liga FCC | 10 de novembro de 2015

A falta de informação sobre o exame retal e o receio de ficar impotente afastam muitos homens do consultório dos urologistas. Segundo o chefe de Urologia do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fabio Villar, esses mitos são frutos de razões culturais.

“Primeiramente, o toque é indolor. Em segundo lugar, não é certeza que quem tem a doença vai ficar impotente. Há várias formas de tratamento, como medicação e radioterapia”, diz o médico.

De acordo com Fabio Villar, existe o exame de sangue que verifica o nível do PSA (sigla para antígeno prostático específico, substância produzida pela próstata). Ajuda no diagnóstico da doença, mas não substitui o toque retal, responsável por detectar nódulos.

“Em hipótese alguma, dosar o PSA substitui o toque. Todo homem deve fazer exames da próstata. Se apresenta casos na família, começa a fazer aos 45. Se não, aos 50. O melhor caminho é o diagnóstico precoce, que pode proporcionar um índice de cura de 90%”, esclarece o médico.

Confira os mitos e as verdades sobre a doença no vídeo abaixo com o médico Fabio Villar:

(Fonte: Jornal do Commercio)

Be Sociable, Share!

Tags:, , ,
.

Link:

Veja Também


Fatal error: Call to undefined function get_related_posts_thumbnails() in /home/ligafcc/www/wp-content/themes/LIGADOCANCER/single.php on line 45