Dia de Combate ao Colesterol

Por Liga FCC | 7 de agosto de 2015

Vilão das doenças cardíacas, o colesterol é essencial para o funcionamento do corpo humano. Popularmente, ele ficou conhecido como o inimigo do coração, pois pode provocar o acidente vascular cerebral (AVC) ou infarto do miocárdio. Para conscientizar sobre a importância da harmonização do seu índice  no organismo, 8 de agosto foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Colesterol.

Presente em boa parte dos alimentos, ele é um tipo de gordura (lipídeo) encontrado naturalmente no corpo humano. Conforme a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), ele é componente estrutural das membranas celulares. Está no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestino e coração. Além disso, é utilizado para a produção de hormônios, vitamina D e ácido biliar, necessário para ajudar na digestão de gorduras.

8-08 Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Para se manter longe dos problemas, preste atenção às taxas dos seus exames. Os números se referem à soma do HDL com o LDL. A adição é considerada boa quando está abaixo de 200; suspeita quando está entre 201 e 239; e elevada quando está acima de 240.

Evite os problemas com o colesterol ao optar por uma vida saudável. Pratique exercícios físicos de três a cinco vezes por semana, tenha um sono de qualidade, fique longe do cigarro e evite os alimentos gordurosos. Prefira leite e iogurte desnatados, queijo branco fresco, ricota, peixes, aves sem pele e substitua os alimentos que possuem farinha branca pela integral.

Be Sociable, Share!

Tags:, ,
.

Link:

Veja Também


Fatal error: Call to undefined function get_related_posts_thumbnails() in /home/ligafcc/www/wp-content/themes/LIGADOCANCER/single.php on line 45